Somos o Arte Local e queremos conhecer seu trabalho

Seja bem vindo/a, querido/a artista e ou amante das artes!

Primeiramente, muito obrigado por sua presença em nosso no site. Nós ainda não nos conhecemos, mas sei que estamos aqui pelo mesmo motivo: vivemos uma relação de amor bastante conturbada com a arte e precisamos encontrar soluções para cada obstáculo que às vezes surge no meio – ou no começo mesmo – da jornada. Antes, precisamos deixar bem claro que não temos todas as respostas e que por isso a proposta do site não é oferecer uma fórmula de sucesso para a sua carreira.

Queremos propor um diálogo com a comunidade artística.

Entendemos que muitos desses obstáculos estão fora do nosso alcance – e por isso é necessário sim continuar lutando pela valorização e consistência da carreira de artista no Brasil –, mas também acreditamos ser possível seguir esta jornada com mais autonomia, desde que se busque outros conhecimentos que até então não fazem parte da nossa rotina de estudos e trabalho.

Talvez sejam apresentadas, alguma vez ou outra, filosofias de vida um tanto impopulares em nosso meio. Mas esse diálogo que queremos construir com você será justo e honesto. Sabemos muito bem o que andaram te dizendo todos esses anos, e de 2020 pra cá tem sido ainda mais desesperador por causa da pandemia. Você já deve estar cansado/a de ouvir dos seus parentes e amigos – e até de quem nem te conhece, mas que mesmo assim adora cuidar da sua vida – que seria melhor fazer medicina, engenharia, administração, prestar um concurso público etc.

É por isso que, em primeiro lugar, saiba que compreendemos você. A maioria das nossas escolhas também foi desacreditada por muitos. Já temos isso em comum para começar e por isso a nossa conversa não seguirá por esse caminho.

Conhecemos as suas aflições nesse momento, pois nós também as sentimos.

Desde o início da pandemia, milhões de empregos formais e considerados estáveis foram perdidos, e a arte que no geral já vinha sofrendo com o desprezo do governo – e infelizmente de uma parte considerável da população –, possivelmente vive um dos seus momentos menos prósperos.

A situação está mais delicada do que de costume.

Esse é o pior momento para ficar parado/a de braços cruzados esperando pela vacina, por mudanças no governo ou nos hábitos de consumo da população brasileira.

Levante a cabeça, dê continuidade à sua arte, pratique e estude bastante. E venha fazer parte dessa discussão conhecendo outros artistas locais e ou em início de carreira sem precisar sair de casa.

Processo criativo da artista curitibana Natália Yulika Murakami (@n.yulika)

Queremos conhecer o seu trabalho.

Queremos que o mundo veja o que você sabe fazer.

Queremos aprender com a sua experiência.

Queremos um Brasil com mais arte e mais artistas.

O conteúdo que dividiremos com vocês será dividido em duas partes: uma é composta por textos contendo reflexões bastante abrangentes sobre o dia a dia de uma carreira em construção. Vamos discutir alternativas para expandir o seu público, evitar comportamentos destrutivos e aumentar a circulação da sua obra. A outra parte será voltada para a divulgação: selecionaremos artistas de todas as regiões do país que você provavelmente ainda não conhece – mas que precisa conhecer – e divulgaremos seus respectivos trabalhos aqui no site.

Nesse começo, é importantíssimo ajudar a aumentar a visibilidade do projeto, para que assim a gente possa envolver o maior número possível de artistas locais e ou em início de carreira nas discussões e reflexões que iremos promover semanalmente – pode ser que essa frequência aumente, mas a princípio algum conteúdo será publicado uma vez por semana.

Mas veja bem. O site ainda está no começo, portanto nossa divulgação ainda não terá um grande alcance. Por isso queremos que você volte. Queremos que nos faça uma visita toda semana para acompanhar o que há de novo. E como a rotina da maioria de nós brasileiros é uma grande loucura, achamos que há uma grande chance de que você se esqueça de vir aqui conferir as últimas.

Sendo assim, temos um pedido pra fazer: cadastre o seu e-mail (é de graça) e nós prometemos que você ficará sabendo em primeira mão sempre que houver uma publicação nova. É importante para o site, para os artistas que nele serão divulgados e é vantajoso para você, que vai estar por dentro das artes locais em todo o Brasil.

Se você ainda não tem um portfólio, comece a trabalhar na construção de um e compartilhe com a gente.

E se você gostou da proposta desse site, compartilhe em suas redes sociais. Ajude a divulgar.

Podemos contar com você?

Se sim, nos vemos na próxima semana.

2 Comentários

  • Bela iniciativa. Quero saber mais sobre o projeto.

    Curtir

    • Obrigado, Camila! Trata-se de um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de discutir, incentivar e promover a arte nacional numa escala em que as maiores plataformas de mídia não o fazem. Aqui ofereceremos espaço para estudantes de artes – ou artistas já formados mas ainda sem uma boa visibilidade nacional – divulgarem gratuitamente seus trabalhos e aproximá-los de outros artistas em suas cidades, afim de que possam aumentar as oportunidades de encontrar mais trabalhos e atingir um público maior. Publicaremos conteúdos toda semana, enviaremos e-mails aos cadastrados para mantê-los informados sobre as novidades e buscaremos manter um engajamento ativo nas redes sociais para atingir o maior número de pessoas possível.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s