3 maneiras de usar as plataformas de streaming sem procrastinar

Maratonar séries é um hábito cada vez mais comum, e o marketing das principais plataformas de streaming é muito eficiente em nos incetivar a assistir cada vez mais. Mas é tanto conteúdo que parece tão interessante, que só devorando uma temporada inteira num único dia para conseguir acompanhar. E nem assim.

Quem não está “em dia” com as séries costuma se sentir pressionado/a, mesmo sabendo que elas vão continuar ali no catálogo por um bom tempo (principalmente se for original daquela plataforma). Como vocês bem sabem (ou assim espero), esse hábito não é saudável nem física e nem mentalmente, sem falar da inversão de prioridades.

É ótimo que haja excelentes e imensos catálogos de filmes e séries a preços tão acessíveis, pois nos permite dedicar mais tempo para apreciar uma boa obra de audiovisual. Porém, essa dedicação não pode ocupar todo o nosso tempo – ainda precisamos estudar, trabalhar, fazer exercícios, sair ao ar livre e nos relacionar com as outras pessoas.

Além do mais, uma maratona não é a maneira ideal de absorver uma série e interagir com a mesma. O envolvimento precisa ser gradual, pois informação excessiva de uma única vez sempre é mal processada.

Ou seja, no fim das contas, será como não ter assistido nada. E você terá desperdiçado um tempo valioso. Por isso, segue as dicas:

1 – Dois episódios por dia, no máximo

Ou um filme. Não é uma corrida, não vale um prêmio e você não precisa assistir mais do que isso em um único dia. Pode ser naquele intervalo do almoço, durante uma pedalada na academia, ou no ônibus, se o seu trajeto for longo. Ou qualquer hora do dia se você não trabalha nem estuda em tempo integral, mas é muito importante que não seja muito perto do seu horário de dormir – caso seja uma série de ação, suspense, ou qualquer gênero que provoque uma descarga de adrenalina excessiva.

É inclusive saudável que você dedique um tempo do seu dia ao lazer, para não se sobrecarregar. Em uma ou duas semanas você terá terminado uma temporada sem que isso atrapalhe suas atividades cotidianas. E convenhamos, é bem mais interessante ir assistindo aos poucos, digerindo bem os acontecimentos, refletindo mais sobre os personagens. A experiência é mais completa, e é pra isso que os roteiristas trabalham tanto.

Comer um bolo inteiro é indigesto. Uma fatia te alimenta.

2 – Ative as legendas em inglês

Ou qualquer outro idioma que você esteja aprendendo/melhorando.

Assistir filmes e séries estrangeiras é ótimo para familiarizar e fixar muitas palavras e expressões em outras línguas. Desafie-se a fazê-lo sem o texto em português facilitando a sua vida. Você treina não apenas a sua escuta, como também a leitura, a atenção e a agilidade.

Até porque uma frase mal traduzida – e já vi muitas – às vezes compromete o sentido de um diálogo inteiro.

Vá além e busque pelo país cuja língua você estuda na ferramenta de busca, e encontre títulos interessantes dos quais nunca ouviu falar. Surpreenda-se!

3 – Assista documentários

Que fique bem claro, não tenho a intenção de desmerecer a ficção, que é excelente em formar opiniões, moldar visões de mundo, estimular a criatividade, te inspirar a ser uma pessoa melhor e levar uma vida mais interessante, ou simplesmente proporcionar lazer te entretendo.

Embora existam em vários formatos e linguagens diferentes, os filmes e séries documentais agregam à sua vida inúmeras possibilidades de conhecimento sobre diversos assuntos. Não será “procrastinação” se você tiver aprendido algo novo ou se aprofundado em algum estudo.

Pode não ser tão gostoso de assistir quanto as séries de ficção, mas tem para todos os gostos: história, política, cultura, ciência, natureza, esportes, música, curiosidades… tem de tudo, você com certeza vai encontrar algo que seja do seu agrado.

O streaming veio para tornar o audiovisual mais acessível, democrático e, claro, trazer conteúdos inéditos. O que prejudica é a maneira como se escolhe utilizar. Modere e seja responsável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s